O rápido avanço tecnológico tem gerado novas técnicas e novos produtos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do ser humano. A área médica, por ser um dos fatores mais significativos desse aumento da qualidade de vida, beneficia-se consideravelmente desse processo evolutivo, elaborando meios cada vez menos invasivos e mais seguros na busca pela saúde humana. Sem dúvida, é nesta área que temos a junção do maior número de tecnologias (ótica, microeletrônica, robótica,informática, radiação, bioquímica, biofísica, etc.) aplicadas para o benefício do ser humano, sempre com o objetivo de suprir a vontade inata de viver mais, com o menor sofrimento e desfrutando da maior saúde possível.
Confere ao ENGENHEIRO CLÍNICO o gerenciamento deste parque tecnológico, sendo esta uma função absolutamente relevante e estratégica no desempenho global de uma unidade hospitalar. A presença deste profissional dentro do ambiente hospitalar tornou-se imprescindível, em especial, para acompanhar mais de perto os custos e a qualidade da manutenção dos equipamentos.
A MICMMED oferece os serviços de ENGENHARIA CLÍNICA, com Engenheiro Clínico com anos de experiência na gestão das tecnologias de saúde, na elaboração de padrões e fluxos operacionais, de forma a dotar o hospital com as ferramentas necessárias a uma gestão do parque de equipamentos biomédicos, de maneira acessível e transparente para usuários, operadores e gestores.
Além disso, os Engenheiros Clínicos:
·Colaboraram com conhecimento técnico e informação para aumentar cada vez mais a intensidade dos equipamentos, prolongando ao máximo o tempo de vida útil dos mesmos;
·Controlam o patrimônio dos equipamentos médico-hospitalares e seus componentes;
·Auxiliam na aquisição e realizam a aceitação das novas tecnologias;
·Treinam pessoal para manutenção (técnicos) e operação dos equipamentos(operadores);
·Indicam, elaboram e controlam os contratos de manutenção corretiva/corretiva;
·Executam a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos médico-hospitalares no âmbito da Instituição;
·Controlam e acompanham os serviços de manutenção executados por empresas externas;
·Estabelecem medidas de controle e segurança do ambiente hospitalar no que se refere aos equipamentos eletromédicos;
·Elaboram projetos de novos equipamentos, ou modificam os existentes, de acordo com as normas vigentes;
·Estabelecem rotinas para aumentar a vida útil dos equipamentos médico-hospitalares;
·Auxiliam nos projetos de informatização, relacionados aos equipamentos médico-hospitalares;
·Implantam e controlam a qualidade dos equipamentos de medição, inspeção e ensaios referente aos equipamentos médico-hospitalares;
·Calibram e ajustam os equipamentos médico-hospitalares, de acordo com padrões reconhecidos;
·Efetuam a avaliam a obsolescência dos equipamentos médico-ospitalares, entre outros;
·Apresentam relatórios de produtividade de todos os aspectos envolvidos com a gerência e com a manutenção dos equipamentos médico-hospitalares, conhecidos como indicadores de qualidade e/ou produção.
e-mail: engenhariaclinica@micmmed.com.br